segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ambos foram lançados em 2004. O Facebook nasceu pequeno, funcionando só entre alunos da faculdade do criador do site. O orkut já nasceu sob as asas do gigante Google. Hoje, ambos colecionam milhões de usuários interessados em fazer amigos sem precisar sair de casa.

Presença de Brasileiros 1 x 0
ORKUT
Em 2005, pouco mais de um ano depois de ser criado, o orkut apresentou uma versão em português e fez um enorme sucesso: cerca de 53% dos usuários do site são brasileiros. Fenômeno parecido aconteceu na Índia (17% dos usuários são indianos), mas na Europa e nos Estados Unidos o site fracassou.

FACEBOOK
O total de usuários é um tanto maior do que o do orkut – 70 milhões contra 45 milhões –, mas o número de internautas que selecionaram a opção “Brazil” como país de origem não chega a 150 mil. Também pudera: o Facebook ainda não tem uma versão em português e chegou por aqui depois do concorrente (nessa hora, o respaldo do Google faz toda a diferença).
Spam 0 x 1
ORKUT
Paraíso dos perfis falsos, o orkut é também campeão quando o assunto é spam. Toda grande comunidade tem tópicos inúteis nos quais são oferecidos serviços duvidosos em troca de dinheiro fácil. Além disso, é comum encontrar páginas de recados com links suspeitos para atrair os orkuteiros desavisados.

FACEBOOK
O Facebook lançou um sistema que permite que empresas publicitárias insiram anúncios nas páginas dos usuários. Com isso, pretendem testar se os usuários estão dispostos a aceitar propagandas personalizadas. Ou seja, publicidade há, mas é mais transparente. E a incidência de vírus escondidos em links é muito menor.
Privacidade 1 x 1
ORKUT
As páginas de recados, fotos, vídeos e depoimentos podem ser configuradas para que apenas os amigos possam ler. Antes, qualquer pessoa que tinha orkut podia deixar recado em perfis alheios, mas, de uns tempos pra cá, o usuário ganhou a possibilidade de se comunicar apenas com seus amigos.

FACEBOOK
Além das opções básicas de privacidade que o rival possui, no Facebook você pode escolher o que cada pessoa pode visualizar do seu perfil. E, assim como no orkut, você pode liberar sua página apenas para os seus brothers. E também dá para criar grupos (o mesmo que “comunidade”) secretos, que não aparecem nem na busca.
Fotos e Vídeos 0 x 1
ORKUT
As fotos podem ser divididas em álbuns, mas o limite máximo por perfil é de cem fotografias. A disposição das fotos segue a ordem de upload, ou seja, se quiser inserir uma foto e deixá-la como primeira do álbum, o usuário tem que deletar as anteriores e postá-las novamente. Os vídeos só podem vir do Google Video ou do YouTube.

FACEBOOK
O dono do perfil tem a liberdade de criar quantos álbuns quiser, com limite de 60 fotos em cada um. As fotos podem ser comentadas e receber tags, de modo que, se um amigo publica uma foto em que você aparece, quem passar o mouse sobre ela verá o link do seu perfil. Diversos formatos de foto e vídeo podem ser publicados.
Aplicativos 0 x 1
ORKUT
Anunciado em 2007, o OpenSocial (code.google.com) é uma plataforma em que qualquer internauta poderá criar aplicativos que serão incorporados ao orkut e a outras redes sociais que fazem parte do projeto, como o MySpace. Segundo o Google Brasil, a ferramenta deve entrar no ar até o final de março.

FACEBOOK
Já possui mais de 12 mil “programinhas” produzidos por meio do Developers (developers.facebook.com). Tem agenda, music player (iLike), jogos, chats (Instant Messaging), editores de fotos online (Picnik), porta-arquivos (Files) etc. Mensagens escritas no Twitter e fotos do Flickr podem ser integrados ao perfil.
2 x 4
Vitória do facebook!
Embora o orkut seja o preferido dos brasileiros,
o Facebook é mais completo e promete.

1 comentários:

ricardo disse...

Eu acho que o facebook ainda não foi abraçado pelos brasileiros ainda, por causa da falta de uma versão em português. Eu não sei se vocês perceberam, mas essa tal inclusão digital literalmente jogou gente bem tapada para dentro do orkut.