segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008


A coluna vertebral é o eixo central do corpo. É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.Posturas inadequadas e movimentos bruscos que exijam sobrecargas podem contribuir para o surgimento de problemas e dores na coluna vertebral, como por exemplo hérnia de disco e artrose. Para prevenir, é preciso mudar os hábitos e adotar uma postura saudável. Em casa ou no trabalho, sentado ou em pé, dormindo ou dirigindo, é importante estar atento e observar se a sua postura está correta.

Confira abaixo algumas sugestões:

Ao sentar, mantenha as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés deverão ficar inteiramente no chão ou levemente elevados sobre um apoio, a cabeça ereta com o queixo levemente elevado e os olhos voltados para frente, os joelhos deverão ficar em ângulo de 90º em relação aos quadris, os ombros relaxados e os braços sobre o apoio da cadeira.

Em pé, mantenha o peso do corpo distribuído entre ambas as pernas, os pés deverão ficar apoiados no chão e voltados para frente, exercite-se contraindo os músculos abdominais e das nádegas periodicamente, mantenha a cervical alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Se permanecer longo período de tempo na mesma posição, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto, banco ou apoio levemente elevado, alternando-os.

Ao elevar um objeto pesado do chão, abaixe-se com as pernas flexionadas e a coluna reta.A carga deverá ser exercida pelos músculos das pernas.Nunca abaixe sem flexionar os joelhos.



Evite carregar mochilas ou sacolas com o pêso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos. Se houver opção a melhor posição para a mochila e/ou ter que carregar algum pêso é trazê-lo contra o peito.

Ao dirigir horas seguidas é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto. Pare periodicamente e caminhe por 5-10 minutos.

Ao caminhar é importante manter as costas retas, o abdomem contraído e olhar para a frente. O sapato deve ter salto pequeno e base larga.

Evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração. A melhor maneira é deitar-se de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas. O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna. A função do travesseiro é lhe dar conforto preenchendo as curvas fisiológicas da coluna cervical. Use um colchão com a densidade de espuma apropriada ao seu pêso e altura.

Fique atento. Se você não conseguir manter uma boa postura por causa de dor é bem provável que a sua musculatura já esteja adaptada ao erro. É importante, então, fazer uma avaliação médica com o seu Reumatologista, Fisiatra ou Ortopedista para orientações específicas.



Fonte: www.creb.com.br/

0 comentários: