segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Apresentação sem PowerPoint
Cinco opções gratuitas para dar seu recado na web

Fazer um omelete sem ovos – é assim que muita gente encara a tarefa de montar uma apresentação sem o PowerPoint. O veterano aplicativo da Microsoft é praticamente sinônimo de apresentações, mas a web 2.0 vem mudando esse quadro, com novos serviços que substituem o PowerPoint. Eles ainda não incluem recursos como suporte robusto a vídeo e geração de executáveis para CD-ROM. Mas dão conta das tarefas básicas. Conheça, a seguir, cinco serviços gratuitos testados pela INFO. A Escolha da INFO vai para o ThinkFree Show, que tem o conjunto mais completo de recursos.

1 ] THINKFREE SHOW
www.thinkfree.com



O ThinkFree é uma boa opção para quem quer substituir o PowerPoint sem ter de reaprender a usar o aplicativo. O visual é praticamente igual ao do aplicativo da Microsoft. Os recursos do ThinkFree Show vão além daqueles típicos em sites de montagem de apresentações. Há grande variedade de transições entre slides, animações de objetos, cliparts e ferramentas de desenho. O serviço tem ainda um corretor ortográfico em português. Os arquivos criados no ThinkFree Show utilizam a extensão .ppt, a mesma do PowerPoint. Algumas deficiências impedem que o ThinkFree Show seja um substituto completo dos aplicativos offline. A mais importante é a falta de um criador de gráficos. O serviço também não trabalha com arquivos de áudio ou vídeo. A interface em Java traz benefícios como atalhos de teclado e comandos pelo botão direito do mouse. Mas é lenta em algumas operações.


2 ] SPRESENT
www.spresent.com



Além de ser fácil de usar, o Spresent também é uma opção que agrada aos olhos. Criado em Flash, o serviço traz ícones sombreados e com transparência. Além disso, responde na hora aos comandos do usuário, sem atrasos. A interface deixa a desejar apenas na falta do suporte ao botão direito do mouse e na interação limitada com o teclado. Não dá para usar atalhos para copiar e colar objetos, por exemplo. Uma prática barra no lado direito é usada para inserir textos, gráficos, tabelas, clipart e outros elementos. O usuário também pode inserir, nas apresentações, vínculos para arquivos MP3 que estejam disponíveis online. Há ainda a possibilidade de usar links para vídeos do YouTube e de outros serviços. As apresentações também podem ser baixadas para o desktop. Mas só são abertas pelo aplicativo Spresent Win (shareware, 30 dólares).


3 ] ZOHOSHOW

show.zoho.com




Um diferencial desse serviço é a grande quantidade de objetos de desenho prontos para inserção. São cerca de 30, entre setas, estrelas e outras formas muito usadas. Construído em Ajax, o serviço faz bom uso do botão direito do mouse, mas a interação com o teclado não é completa. A tecla Del não funciona e os atalhos mais comuns só são ativados quando se usa a ferramenta texto. Se cometer algum erro, o usuário não poderá contar com a função de desfazer a ação. O ZohoShow trabalha com imagens guardadas no HD ou na web, mas não suporta áudio, vídeo, tabelas ou gráficos. Para mostrar a apresentação ao vivo deve-se usar o aplicativo Zoho Meeting. Instalado no PC, ele permite que o usuário convide outros internautas para um ambiente fechado e controle o andamento da apresentação. O ZohoShow importa arquivos do PowerPoint e do Impress, mas exporta apenas em formato Flash.


4 ] EMPRESSR

www.empressr.com



O Empressr se destaca principalmente pela boa ferramenta de criação de gráficos. Ela permite montar gráficos de linha, pizza e colunas com bastante controle sobre detalhes como rótulo, título e fonte. O assistente de gráficos é dividido em três abas: dados, formatação e prévia. Depois de inserido, o gráfico pode ser redimensionado proporcionalmente com o mouse. Feita em Flash, a interface do Empressr é leve e responde bem aos comandos do usuário. Mas não é das mais intuitivas. Não há barras de ferramentas ou menus, nem comandos pelo botão direito ou atalhos de teclado. Para inserir um elemento (texto, imagem ou tabela, entre outros), o usuário deve escolher o tipo em uma caixa de seleção (drop-down) e depois clicar no botão de inserir. Esse procedimento é mais trabalhoso do que os empregados em outros serviços. Depois de montadas, as apresentações podem ser acessadas por meio de uma URL pública. O Empressr gera, ainda, códigos para inserção em blogs e sites.


5 ] THUMBSTACKS

www.thumbstacks.com



O Thumbstacks é uma boa opção para quem está correndo contra o relógio e precisa apenas dos recursos básicos. O bom suporte a teclado agiliza muito a manipulação de objetos. Atalhos como Ctrl+C, Ctrl+V e Ctrl+Z funcionam sem atrasos. Por meio do botão direito do mouse é possível acessar propriedades do slide e funções como a de colagem. O ponto fraco é a falta de recursos e componentes prontos. Não há clipart, gráficos, tabelas, transições ou suporte a áudio e vídeo. Assim, o usuário fica limitado a trabalhar com texto e imagens estáticas. Para compartilhar as apresentações, pode-se usar a URL gerada pelo serviço ou baixar um HTML para o HD. O Thumbstacks possui, ainda, um recurso de apresentação em tempo real. Ele permite convidar quatro internautas para acompanhar a apresentação numa janela controlada pelo autor.


6 ] Slides vapt-vupt

O Aprex www.aprex.com.br, serviço que traz diversas aplicações web 2.0 para escritório, tem uma opção de montagem rápida de apresentações. A criação é feita em apenas três passos: definição do visual, inserção de conteúdo e publicação. Desenvolvido em Ajax, o serviço oferece quatro modelos de apresentação e 12 tipos de slide. Para inserir os textos, o usuário preenche um formulário com campos correspondentes aos elementos de cada slide. No fim, a apresentação ganha uma URL para acesso. Só um alerta: a versão gratuita é limitadíssima. Ela permite criar apenas uma apresentação.

...

Fonte: Info - Abril

0 comentários: