sexta-feira, 8 de junho de 2007



Menos de 48 horas após seu lançamento, o logo das olimpíadas de 2012 em Londres já pode ser considerado um verdadeiro fiasco. A comunidade britânica está revoltada.

Na tentativa de explicar e justificar o logotipo, o presidente do comitê olímpico para 2012, Sebastian Coe, deu várias declarações, mas acredito que era melhor ele ter ficado bem quietinho, pois isso só piorou a situação. Sebastian e executivos da agência responsável pelo logo, a Wolff Olins, disseram que se trata de algo extremamente novo e diferente do convencional, que deverá durar por mais 5 anos e que acima de tudo pretende se comunicar com o público jovem.

Acho que todos os meus leitores concordam que algo bom não precisa ser explicado, certo? E nesse caso foi pior ainda, a comunidade jovem, que era pra ser quem gostaria do logo, foi quem mais o criticou.

No site da BBC existem depoimentos dizendo que o logo é um insulto à inteligência dos londrinos, pois além de ser ridículo, ele trás o nome da cidade escrito em letras minúsculas e com uma fonte que mais parece letrinha de criança, o que é péssimo para a imagem da capital. Além disso, quem o criou deve ter faltado nas aulas básicas de design, pois o “peso” está distribuído de forma desastrosa, tanto o nome da cidade quanto os anéis olímpicos estão na parte superior.

Após a enxurrada de criticas vieram ainda mais explicações para tentar amenizar o caos. Chris Autry, diretor executivo da agência digital Fhlame (responsável pela animação), explicou que o logo foi pensado para ser dinâmico, por isso as 4 cores, e que existe um filme onde o logo muda de cor passando do pink para o laranja, do laranja para o verde e do verde para o azul. Será que eu preciso comentar alguma coisa sobre o pink ser a cor principal do logo? Acho que não.
E o filme? Fui assistir achando que seria bacana, mas mero engano. Ele também é uma tragédia, tem uma música chata e não passa nenhum das emoções que uma olimpíada deveria passar, enfim, outra catástrofe!

No site da BBC Sport foram colhidas mais de 25.000 assinaturas, e algo em torno de 3.200 mensagens foram postadas, pedindo para que o logo fosse refeito. A BBC inclusive abriu um espaço para que os leitores enviassem suas próprias sugestões de logos. O mais incrível é que ele custou cerca de £400.000, aproximadamente R$1,6 milhão de reais.

Resumindo, quem criou o logo o defende, todo o resto do mundo o achou ridículo. Agora, quase 2 milhões de reais por algo assim? Acho que vai ter muito londrino publicitário desempregado e muito brasileiro e outros povos criativos ganhando dinheiro em Londres nos próximos anos. Que vexame!

Não deixe de visitar o site oficial do lançamento da marca em www.london2012.com

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